Reflexões Inquietas

O Brasil da ditadura à contemporaneidade (1960/2022)

A luta pelas Diretas Já

No dia oito de fevereiro de 2024, a Polícia Federal tornou pública a iniciativa de responsabilizar os culpados pela tentativa de golpe do governo Bolsonaro. Nos dias subsequentes, o ranger de dentes de possíveis envolvidos tem-se feito ouvir. Que seja.

Os jornais começaram a registrar o óbvio: essa é a primeira vez que o Brasil cogita prender seus eternos golpistas. Será feito agora o que os vizinhos no Sul já haviam feito com relação a suas próprias ditaduras militares? Estará o Brasil avançando institucionalmente, ainda que aos trancos e barrancos, no meio da maior algazarra? Tomara!

Este texto tentará enfrentar a segunda metade do século XX, aquela parte de nossa história que não foi banhada pela luz da democracia, entre 1964/1985 e as tentativas de retomar uma certa normalidade democrática dali em diante. O passado, que parecia morto, no entanto, voltou à tona para nos atormentar.

A pergunta que se coloca é: até que ponto as tentativas de golpe de Bolsonaro estão conectadas com o golpe militar de 1964? Em outras palavras: o ódio, o ressentimento, o negacionismo que dominam a vida política nacional não teriam sido plantados lá atrás?

As seções se dividem em cinco partes e um adendo: esgotamento de uma era (1961/3); a ditadura militar (1964/85); a Nova República (1985/2018); apenas um adendo para o governo de Bolsonaro (2019/22); e Questões em Aberto.

Leia mais »

4 respostas

  1. I’m extremely inspired along with your writing abilities as well as with the format in your blog.
    Is this a paid theme or did you customize
    it your self? Either way keep up the excellent high quality writing,
    it is rare to peer a nice blog like this one these days.

    Beacons AI!

    1. Thank you for your kind words. My blog has been built by a specialist in information technology. I’ve given him general orientation and the total built áreas: A look to the world, A look to Brasil, and A look to Political Economy. In each of these three areas, a group of old professional friends are trying to discuss the main trends in politics, economy and art. What can we expect from the world and from Brasil in the near future?

  2. Gostei muito do texto, as interfaces politicas, econômicas, musicais e literárias, fluem, dando consistência e leveza a análise. Fizestes um relato breve, mas
    abrangente, em relação a diferentes aspectos ,fundamentais para compreensão
    da realidade brasileira a partir dos anos 60.

    1. Obrigado, Sonia, bondade sua.
      O Brasil não é para principiantes, já dizia Tom, e nos tempos atuais então?
      Para entender um mínimo de Brasil, preciso, ainda, cruzar serras, vales, escarpas, grotões…
      E preciso ler os que estão preocupados com ele.
      Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress